Dias difíceis para a Argentina e para o futebol mundial, como um todo. Menos de duas semanas após o falecimento de Diego Armando Maradona, o esporte volta a perder um de seus grandes nomes: Alejandro Sabella, técnico de 66 anos de idade, falecido em decorrência de complicações de uma doença cardíaca que o acompanhava desde 2015.
De acordo com o Globoesporte.com, a condição clínica de Sabella teve uma piora nas últimas semanas, logo após tomar conhecimento do falecimento de Diego Maradona. O técnico argentino precisou ser internado às pressas e com urgência no último dia 26 de novembro mas, acometido por uma infecção hospitalar, acabou não resistindo.

Clubes ligados ao treinador prestam condolências
¡Hasta siempre, Profesor! Usted es la estrella que elegimos y que llevaremos con orgullo en nuestro pecho. Gracias por tantas enseñanzas y por su legado
— Estudiantes de La Plata (@EdelpOficial) December 8, 2020
Descanse en paz, la Familia Pincha lo recordará eternamente pic.twitter.com/74D3Qpoj8V
Revelado pelo River Plate (ARG) - clube pelo qual conquistou seus primeiros títulos como jogador -, Alejandro Sabella construiu grande identificação com o Estudiantes, clube pelo qual conquistou taças como atleta e como treinador. Foi ele quem conduziu o tradicional time de La Plata ao título da Conmebol Libertadores 2009, sobre o Cruzeiro em pleno Mineirão. Naquele mesmo ano, faria jogo duríssimo contra o Barcelona de Guardiola na final do Mundial de Clubes, perdendo a partida somente no segundo tempo da prorrogação.
Único clube brasileiro pelo qual Sabella atuou em seus tempos de jogador, o Grêmio também prestou suas condolências nas redes sociais. Pelo Imortal Tricolor, o argentino disputou 60 partidas, com dois títulos estaduais conquistados: 1985 e 1986.
Alejandro Sabella nos deixou hoje. O argentino vestiu o nosso manto em 1985 e 86, tendo conquistado o bi-campeonato gaúcho nestes anos. Um meia criativo, aprendeu a valorizar e dominar os espaços com o mestre Espinosa.
— Grêmio FBPA (@Gremio) December 8, 2020
Desejamos forças à familia, amigos e fãs neste momento.????? pic.twitter.com/BVwxF6MCiW
Maracanã: a última 'dança' de Sabella
Anunciado pela AFA em 2011, Alejandro Sabella foi o responsável por conduzir a Argentina em todo o ciclo entre as Copas do Mundo de 2010 e 2014. Sua última experiência profissional seria justamente a final do Mundial de 2014, no Maracanã, quando a Albiceleste foi batida pela Alemanha na prorrogação: 1 a 0, gol de Mario Götze. Apesar de ter recebido inúmeros convites de trabalho após a campanha do vice-campeonato mundial, o técnico viu sua saúde se deteriorar e acabou se afastando dos gramados.

