​Quem pode olhar para trás e dizer que se sente plenamente seguro com sua última linha? Bem, levando em consideração qualidade individual/coletiva, entrosamento e potencial de evolução, listamos quais são os cinco melhores sistemas defensivos da ​Série A na atualidade. Confira:


5. Internacional

FBL-LIBERTADORES-INTER-CATOLICA

Na quinta posição, tivemos uma disputa acirrada entre ​Atlético-MG e ​Internacional. O Galo leva ampla vantagem em suas laterais, mas o miolo de zaga e a meta são bastante irregulares. No desempate, melhor para o clube gaúcho, que tem Lomba em grandíssima forma e um corpo de zagueiros bastante confiável formado pelo excelente Victor Cuesta, Moledo e Bruno Fuchs. No entanto, vale a ressalva: Rodinei e Uendel não estão à altura do restante do setor.


4. São Paulo

Bruno Alves

​São Paulo foi a equipe menos vazada da Série A de 2019, estatística que por si só já alça o Tricolor, com justiça, neste top-5. Bruno Alves e Arboleda formam uma excelente dupla de zaga e Volpi, apesar de pequenas oscilações neste início de 2020, foi um dos goleiros com mais DD (defesas difíceis) no Brasileirão passado. Juanfran e Reinaldo são ótimos e confiáveis, com o espanhol se destacando defensivamente, e o brasileiro sendo uma potência ofensiva.


3. Palmeiras

Felipe Melo,Gustavo Gómez

​Palmeiras abre o pódio desta pequena lista, posição que pode gerar algum questionamento por parte do torcedor alviverde, mas que tem razão de ser. Sua última linha vive um momento de transição com o deslocamento de Felipe Melo para a zaga, enquanto as laterais se mantém como incógnitas pelas inúmeras lesões. Individualmente, trata-se de um setor rico em qualidade e profundo em alternativas, com Weverton e Gustavo Gómez como principais destaques.


2. Grêmio

Pedro Geromel

​Grêmio fica com a 'medalha de prata' neste quesito, mas bem pertinho do primeiro colocado. No mercado de janeiro, reforçou suas laterais e sua meta, posições que preocupavam a torcida e o treinador Renato Gaúcho. Com Victor Ferraz (LD), Caio Henrique (LE) e Vanderlei (GOL), a linha defensiva tricolor recebeu upgrade considerável de qualidade, para a felicidade de Pedro Geromel e Walter Kannemann, que formam o melhor miolo de zaga do país. 


1. Flamengo

Gustavo Henrique,Thiago Maia

É bem verdade que o ​Flamengo se despediu de Pablo Marí, mas que tal substituir um ótimo zagueiro com dois de igual qualidade? Léo Pereira e Gustavo Henrique chegaram com tudo na Gávea e fazem do clube carioca o dono do melhor 'corpo de zagueiros' da Série A. Nas laterais, Rafinha e Filipe Luís são indiscutíveis, enquanto Diego Alves se provou espetacular mais uma vez em 2019. É um sistema sólido, entrosado e sem pontos fracos, justificando o primeiro lugar.