Em busca de reforços para este começo de segundo semestre, o departamento de futebol do ​Grêmio analisa uma situação no mercado e pode avançar nos próximos dias, a pedido do técnico Renato Portaluppi. O assunto está sendo tratado com extrema cautela pela diretoria do Imortal, mas, publicamente o clube não tem a política de confirmar os assuntos que estão em andamento. 

Entre os alvos analisados está o meia-atacante Pity Martínez, ex-River Plate, que está no Atlanta United e pode ser emprestado ou negociado para outro clube para buscar mais sequência de jogo. Um dos clubes interessados é o Grêmio, que busca uma melhor estratégia para apresentar uma oferta oficial. O nome do atleta foi colocado em uma lista indicado pelo técnico Renato Portaluppi, mas por enquanto o clube não abriu negociações com o estafe. 


De acordo com a Rádio Gaúcha e também com o jornalista Farid Germano Filho, na TV Urbana-RS, a diretoria tricolor tenta buscar recursos para viabilizar a negociação e pode ser um trunfo para acelerar nas conversas e apresentar uma proposta para o Atlanta. Não está descartada a possibilidade de o Grêmio tentar um possível empréstimo do atleta por uma temporada, que seria uma das alternativas que o Tricolor Gaúcho trabalha tentar fechar com o jogador.

​No começo de julho deste ano, a diretoria do Atlanta United colocou o meia-atacante Pity Martínez no mercado para buscar um novo clube e a situação está sendo avaliada em conjunto com o empresário do atleta. Além do Grêmio, outros clubes também monitoram a situação do jogador e podem apresentar ao clube dos Estados Unidos para tomarem uma decisão com relação ao futuro do atleta argentino.