A terça-feira (16) foi marcada por um susto em treinamento doBotafogo no estádio Nilton Santos. Durante a atividade de preparação para a próxima partida do Campeonato Brasileiro, contra o Santos, no domingo (21), Biro Biro, que ainda não pôde realizar sua estreia, desmaiou e precisou ser encaminhado a uma clínica na zona sul do Rio de Janeiro. O atacante ficará afastado esperando um novo exame.


O jogador passou por novos procedimentos nesta manhã e receberá alta amanhã, quinta-feira (18). No entanto, não poderá realizar atividades profissionais até passar por nova análise. Em 15 dias, o atleta realizará um estudo eletrofisiológico com cardiologista Eduardo Saad, que acompanha sua situação de perto. O exame servirá para investigar a razão da perda momentânea de consciência (síncope).


"No exame de sangue, assim que ele chegou no hospital ontem (terça), apareceu que uma enzima no coração estava elevada. Hoje, estava mais ainda. Não quero manipular o coração dele desse jeito. Tem que esperar baixar para então fazermos este novo estudo eletrofisiológico. Vamos esperar uns 15 dias, ir monitorando, para submetê-lo a esse procedimento", explicou.


Biro Biro,Jadson

O profissional ainda está em busca de uma resposta para o desmaio de Biro Biro no gramado durante atividade do técnico Eduardo Barroca. "A suspeita ainda é de arritmia cardíaca, o que ainda não apareceu em nenhum exame. Fizemos mais uma ressonância, para pesquisar as causas desses desmaios, mas não tem nada encontrado ainda. Hoje, ele tem uma síncope a esclarecer. Ainda não está clara a razão dela", afirmou o cardiologista.

Saad também falou sobre a declaração do argentino Joel Carli, zagueiro e companheiro de Botafogo, que relatou ter presenciado duas paradas cardíacas do atletas. "Não é impossível, mas é um diagnóstico que estamos tentando incluir ou excluir. O que ele teve é o que muita gente tem, são extra-sístoles, uma arritmia benigna isolada", completou. Quando atuava no futebol chinês, Biro Biro já havia enfrentado problemas cardíacos, sendo submetido a uma ablação - procedimento para o tratamento de arritmias.